O Sentido da Vida

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
O Sentido da Vida - Homem caminhando pela montanha
Imagem de Hermann Traub por Pixabay

Qual é o sentido da vida? Qual é o sentido da minha vida? Essa é uma questão fundamental, pois, é a partir da nossa resposta que vamos refinar nossos valores e ponderar as nossas decisões. Tendo em mende o sentido da vida, somos capazes de discernir melhor o que vale e o que não vale a pena, se somos ou não pessoas realizadas. Quem sabe qual é o verdadeiro sentido da vida, sabe onde procurar a verdadeira felicidade.

Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Senhor. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

Rom 14, 8

Quem Sabe Qual é o Sentido da Vida?

“conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”

Jo 8,32

Foi Deus quem criou o homem. Assim, Ele é quem sabe o sentido de nossas vidas.

Pesquisando, você vai encontrar muitas respostas. Algumas serão simples, outras mais elaboradas. Haverá alguns autores que têm a mesma opinião, mas que apresentaram suas ideias com palavras diferentes.

Há quem defenda que são várias as respostas corretas para essa questão. Que a resposta correta vai depender da realidade de cada um. Contudo, contrariando a muitos, eu tenho de lhe dizer: a verdade é uma só, pois foi o mesmo Deus quem criou todos os homens.

Então, para descobrir o sentido da vida é preciso escutar a Deus. Ele é quem é capaz de revelar essa grande verdade sobre nós. Ou seja, quando mais próximo você estiver de Deus, mais próximo você estará do entendimento do que é o sentido da vida.

Escrevo usando a expressão “mais próximo” porque eu duvido que algum ser humano tenha esgotado essa questão. Na medida da vontade de Deus e da abertura de cada um, sempre haverá o que entender melhor sobre o sentido da vida.

Quanto a mim, já li a resposta de alguns estudiosos. Escutei também a versão de alguns amigos próximos. Mas, devo confessar que pesquisei muito pouco para escrever esse artigo. Se agora escrevo, o faço como um homem de oração, temente a Deus, que tantas vezes foi corrigido pelo Senhor.

Alguns podem dizer que me falta humildade. Desculpe se tenho tanta convicção. Se serve de consolo, garanto que escrevo de boa vontade. Eu vim partilhar aquilo que eu sei que é o sentido da vida.

O Sentido da Vida é

Eu fico muito satisfeito por partilhar essa verdade, pois apenas quem sabe o real sentido da vida, sabe procurar a real felicidade. Não sei se você é uma pessoa de fé, mas, não é preciso ter fé para concordar que, se Deus existe, nós somos para Ele. Assim, o sentido da vida é amar a Deus.

Sim, a verdade toda está dentro dessa frase curtinha. Eu não conheço ninguém que verdadeiramente vive para amar a Deus e seja infeliz. Essas pessoas podem não acumular tantas posses, tão pouco serem reconhecidas grandes pela sociedade. Ao contrário, geralmente são consideradas ingênuas. Às vezes lhes falta até a saúde, chegando a passarem injustiça e ingratidão. Mas os que vivem para amar a Deus são felizes, pois têm a Deus como o supremo bem e nele confiam, pois sabem que são amados por Ele, que é sábio e poderoso.

Sim, quem vive para amar a Deus é feliz, mesmo que os descrentes não entendam tal felicidade. O preconceito contra pessoas que tem fé é muito grande. Não raras as vezes somos tidos como alienados. Porém, além de felizes, aqueles que vivem para amar a Deus são pessoas realizadas, pois, mesmo que sempre seja necessário amadurecer o amor que temos por Deus, quem o ama, já o ama.

Outro fato importante, quem vive para amar a Deus é feliz e realizado agora, hoje, no momento presente. As pessoas estudam muito dizendo que estarão felizes quando passarem no vestibular. Depois ser esforçam muito porque estarão realizadas quando passarem no concurso. Então, esperam, pois estarão felizes quando tiverem uma família. E assim, a felicidade e a realização sempre está por vir logo depois. Mas, aqueles que vivem para amar a Deus, não caem nessa armadilha, pois são felizes e realizados desde já, agora.

Ser Feliz ou Estar Feliz

Posso até estar correndo o risco de fugir do assunto, mas tenho de escrever esse tópico.

Muitos acreditam que felicidade não existe, mas sim apenas momentos felizes. Isso é tema para um outro artigo, mas alerto que, trocar o “é feliz” pelo “estar feliz” é um grande erro, que vai empobrecer a sua percepção de mundo e te afastar da verdadeira felicidade.

Se você procurar no dicionário, chegará a conclusão de que “estar feliz” é o termo correto. Porém, nem vou me dar o trabalho de transcrever o texto do dicionário aqui, pois deixo isso para quem quer ser formado pelo mundo. Por outro lado, saiba que, nas Sagradas Escrituras, sempre que que se fala de felicidade, se usa algo como o termo “é feliz”. Veja esses dois versículos como exemplo:

Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.

MT 16, 17

Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no ato a que se decide.

Rom 14, 22

Amar a Deus sem Medo Algum

O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.

Mt 13,45-46

Por último, parece estranho, mas eu tenho de dizer: não tenha medo de amar a Deus. Alguns não conseguiram aceitar que o sentido da vida é amar a Deus pura e simplesmente porque têm medo de amá-lo, pois, cedo ou tarde, amar a Deus implicará em compromissos inconvenientes e exigirá renuncias difíceis.

Nessa hora, eu quero lembrar uma coisa: antes que nós amemos a Deus, Ele nos ama infinitamente mais. Veja, Deus é pai e nós somos seus filhos. Muitas vezes, o pai faz coisas que o filho não entende. Mas, se o pai faz, faz para o bem do filho, porque o ama. Por exemplo: o pai acorda o filho todo dia bem cedinho para ir para o colégio. O filho não entende, ou não aceita, pois quer muito dormir mais um pouco. Porém, o pai insiste até conseguir, pois o melhor para o filho é ir para a escola.

Nós somos como essa criança, que não é má, porém, não sabe discernir o que é o melhor para ela mesma. Então, ela realmente precisa de um “pai chato” que a coloca no rumo certo. Ai dessa criança, se pudesse dizer não ao pai, como nós costumamos dar não para Deus.

Oração para Acolher o Sentido da Vida

Mas hoje nós podemos fazer diferente. Nós vamos mergulhar na alegria de ser do Céu. Somos convidados a dar um sim para Deus. Fazer que Ele seja o sentido da nossa vida. Venha! Vamos rezar:

Senhor, bendito seja o teu Santo Nome, pois a tua misericórdia não desistiu de mim. Muito obrigado, porque me revelastes essa verdade, que eu agora aceito e quero gravar bem fundo no meu coração: o sentido da vida é amar a Deus. Vou te amar Senhor. Tu me darás a graça de te amar. Que Nossa Senhora guarde essa boa semente plantada em mim, para que os passarinhos não a roubem e nem os espinhos a sufoquem.


Leia também:
::Comportamento Suicida Pode Ser Identificado Antes que Seja Tarde
::Liberdade Verdadeira e para Sempre Só é Possível em Jesus Cristo
::Padres Podem Sim Dar Conselhos Matrimoniais
::O Estado é Laico, mas o Povo é Cristão
::Como Melhor Interpretar e Compreender a Bíblia Sagrada


Por Márcio Martins


REFERÊNCIAS:

  • Bíblia Sagrada – Editora Ave Maria
Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Márcio Martins

Escravo de Maria Santíssima. Filho da Comunidade Católica Shalom. Pai de família (uma família maravilhosa). Fundador da Nuvem Católica. Analista de Sistemas.

6 thoughts on “O Sentido da Vida

  • 23 de janeiro de 2021 em 01:33
    Permalink

    -por acaso entro nesse site e me pego pensando essas escritas de felicidade e que também vem de Deus.
    E quando menos espero término de ler e chego aos comentários do site, e leio também, mas uma coisa eu me pego pensando, eu que não gosto de ler muito coisa, muito mais algo importante como um manual de instruções para algo importante, e mesmo assim alguma coisa clareou minha mente e tou aqui escrevendo isso…
    Foi Deus.

    Resposta
    • 7 de março de 2021 em 15:37
      Permalink

      Foi Deus, sim! Esteja em paz, meu irmão. Deus te quer feliz e cheio da verdadeira vida.

      Resposta
  • 14 de agosto de 2020 em 23:59
    Permalink

    “Quem vive para amar a Deus é feliz agora, já.” que verdade mais bendita. Que eu até então desconhecia.

    Resposta
    • 16 de agosto de 2020 em 15:05
      Permalink

      Ficamos contentes de sermos instrumento de Deus para a senhora.

      Resposta
  • 31 de outubro de 2019 em 00:02
    Permalink

    Nunca li nada igual relacionado à felicidade.

    Resposta
    • 31 de outubro de 2019 em 20:39
      Permalink

      Esperamos ter feito bem a você, Luiz. Fique com Deus e seja muito feliz.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine para receber nossos e-mails!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial