O Estado é Laico, mas o Povo é Cristão

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Crucifixo no tribunal.

“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.”  I Tim 2,1-3

Na história da humanidade, a religião sempre esteve bastante ligada à política. Os faraós eram considerados divindades, caciques caminhavam com pajés, o governo romano foi convertido ao cristianismo e tantos outros exemplos.

A ideia de governar sem Deus é algo recente. Vem da época do Iluminismo (séculos XVII e XVIII) e da Revolução Francesa (1798). Mas, nesse período, ainda não tínhamos um estado laico, pois católicos e protestantes eram duramente perseguidos.

O que é Estado Laico?

A forma do estado laico surgiu em meio ao processo de independência dos Estados Unidos (1776). Lá, já nesse tempo, haviam muitas denominações protestantes. Assim, a solução mais democrática encontrada foi declarar que o estado não tinha religião oficial, mas proveria direitos para que cada um vivesse as suas crenças livremente. Isso é um estado laico.

No momento em que escrevo esse artigo, e Deus nos conserve assim, o Brasil é um país em que o estado é laico. Agora, importa que se diga: ser laico, não é ser ateu, tão pouco é ser antirreligioso.

Assim como outros povos, nossa sociedade acreditou na mentira de que não se deve misturar religião e política. Aqueles que se dizem grandes pensadores afirmam que uma pessoa livre é aquela que pensa sem as influências da religiosidade.

Olha, eu sou católico e tenho Fé em Deus. Os agnósticos têm fé em um deus. O ateu tem fé de que Deus não existe. Bem, nas minhas contas, todo mundo tem fé. Então, por que apenas a minha Fé tem que ser excluída da política?

Caro leitor, se o estado não permite que você exponha as suas ideias só porque elas têm cunho religioso, este é um estado opressor, que está negando a sua liberdade. Num estado laico e democrático, é natural que as leis e a administração estejam proporcionalmente de acordo com o credo da maioria da população.

Sendo o Brasil um país laico e democrático, em que a maioria da população é cristã, claro, é de se esperar, sim, que o estado tenha fortes características cristãs.

Não Existe Estado Neutro

Porém, muitos grupos querem, ou melhor, precisam derrubar os conceitos cristãos enraizados no coração dos brasileiros. E são realizadas muitas manobras nesse sentido. Dá para montar uma biblioteca inteira só falando disso. Aqui, eu vou apenas alertar para o fato de que muitos deles tentam distorcer o conceito de estado laico.

Quando nós, cristãos brasileiros, nos levantamos contra o aborto, ideologia de gênero e outros assuntos que vão contra a nossa moral e os bons costumes, não demora para alguém levantar o seguinte argumento: o estado é laico, por isso, precisa ser neutro com relação ao posicionamento religioso.

Porém, não existe o estado “religiosamente neutro”. Ou o estado permite que você exerça a sua religião, ou não permite. As pessoas que afirmam que religião não deve ser exercidas na política, ou estão enganadas, ou estão querendo calar os religiosos para fazer prevalecer outros ideais.

Cristãos Devem Sim Participar da Política

Meus irmãos, ai da nação que exclui Deus de seu governo. O nazismo, o comunismo e o socialismo são exemplos de tentativas de “governar sem Deus”. Vejam, nós não podemos permitir que os descrentes participem da política sozinhos. Não! Nós precisamos marcar presença em cada decisão política de nosso país.

Aqui, cabe uma ressalva. Eu não estou dizendo que cristãos não entendem de ciência. Muito pelo contrário. A ciência está a nosso favor. Basta um pouco de pesquisa e logo encontramos estudiosos católicos e protestantes que demonstram pela ciência muito do que sabemos pela fé. E o que nos salva é a fé, mas que possamos também buscar ciência, para nos confirmar e facilitar a conversão de muitas almas. Tem um versículo que diz assim:

“Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.” I Pe 3,15

Então, irmãos católicos e evangélicos brasileiros, preciso dizer que nos cabe, sim, o direito e o dever de nos manifestar politicamente para que as leis e a administração do Brasil estejam de acordo com as nossas convicções e nossos anseios.

Dobremos os joelhos e depois vamos sair para evangelizar também na política, a fim de fazer que os brasileiros sejam um povo segundo o coração de Deus, que tem a Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Pai Amado, Pai de misericórdia, faz ferver em nós o teu Santo Espírito. Dá-nos unção, sabedoria, fortaleza, para que possamos ocupar o nosso lugar na sociedade, para entregá-la a Ti. Mãezinha, Nossa Rainha, nos proteja dos dardos inflamados disparados pelo inimigo. Que possamos honrar Nosso Senhor junto contigo.


Leia também:
::Padres Podem Sim Dar Conselhos Matrimoniais
::Como Melhor Interpretar e Compreender a Bíblia Sagrada
::O Sentido da Vida


Por Márcio Martins


Agradecimentos:
  • Luiz Carlos Nunes – Voluntário – Revisão textual

Referências:

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Márcio Martins

Escravo de Maria Santíssima. Filho da Comunidade Católica Shalom. Pai de família (uma família maravilhosa). Fundador da Nuvem Católica. Analista de Sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine para receber nossos e-mails!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial