Mistérios Dolorosos do Santo Terço – Lista e Passagens Bíblicas

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Os Mistérios Dolorosos são normalmente contemplados nas Terças e Sextas-feiras. A saber, eles se referem aos momentos da vida de Nosso Senhor Jesus, desde o momento em que Ele, cheio de pesar, sua sangue no Horto das Oliveiras, até a sua terrível crucificação e morte.

Todavia, se você precisa aprender a rezar o Santo Terço, temos uma página especial para você, clique aqui. Além disso, para uma lista completa de todos os mistérios do Santo Rosário, clique aqui.

Por conseguinte, temos a lista dos Mistérios Dolorosos do Santo Terço.

Mistérios Dolorosos (Terças e Sextas-feiras)

1º A Agonia (Mt 26,36-46) – No primeiro Mistério Doloroso, contemplamos a agonia de Cristo, Nosso Senhor, quando suou sangue no horto.

2º A Flagelação (Mt 27,11-26) – No segundo Mistério Doloroso, contemplamos a flagelação de Jesus Cristo atado à coluna.

3º A Coroação (Mt 27,27-31) – No terceiro Mistério Doloroso, contemplamos a coração de espinhos de Nosso Senhor.

4º A Subida ao Calvário (Jo 19,17) – No quarto Mistério Doloroso, contemplamos Jesus Cristo carregando a Cruz para o Calvário.

5º A Morte (Jo 19,17-37) – No quinto Mistério Doloroso, contemplamos a crucifixão e a morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem Ama é Capaz de Sofrer pelo Amado

Caro leitor, cara leitora, traga a sua mente a imagem de alguém o qual você tem certeza de que lhe ama, alguém que já provou que ama você.

Pronto, já imaginou? Pois bem, eu não sei que é, mas muito provavelmente essa pessoa já sofreu por você. Se esse alguém já teve o seu amor provado, certamente deve ter feito um belo sacrifício por você.

Por exemplo, meus pais sofreram muito, seja pelo cansaço ou seja por questões financeiras, para que eu pudesse crescer, amadurecer e ser o homem que sou hoje. Assim, eu tenho certeza do amor dos meus pais por mim.

Contudo, muito mais fez Jesus Cristo. Ele, sendo Deus, aceitou ser humilhado até a morte de Cruz. Para e pense: uma coisa é ser humilhado por alguém mais forte do que você, outra, muito pior, é ser humilhado por alguém mais frado. Assim foi. Deus, todo poderoso, permitiu que nós, seres humanos, limitadíssimo, o humilhássemos até a morte em uma Cruz que, na época, era sinal de maldição. Apenas os piores criminosos eram crucificados.

Assim, creia, Jesus te ama. Ele morreu na Cruz por você. Para que os seus pecados fossem redimidos e você fosse salvo. Por conta desse ato de amor, nós que cremos não mais iremos para o inferno, mas sim para o Céu.

Que ao contemplar os Mistérios Dolorosos, o Espírito Santo vá transformando nosso coração, para que não apenas sejamos gratos, mas que também sejamos capazes de sofrer as nossas cruzes por Deus.


Por Márcio Martins

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Márcio Martins

Escravo de Maria Santíssima. Filho da Comunidade Católica Shalom. Pai de família (uma família maravilhosa). Fundador da Nuvem Católica. Analista de Sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine para receber nossos e-mails!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial