Liberdade Verdadeira e para Sempre Só é Possível em Jesus Cristo
Liberdade é um dom de Deus. Para nos dar essa graça, em seu infinito amor, Ele teve de arriscar abrir mão de algo que lhe é muito caro: cada um de nós. Porque cada um de nós pode escolher permanecer com Ele ou não.
Livres para Escolher Benção ou Maldição
Veja o que Deus nos diz nessa passagem bíblica:
“Vede: proponho-vos hoje benção ou maldição. Benção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos prescrevo. Maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos apartardes do caminho que hoje vos mostro, para seguirdes deuses estranhos que não conheceis.”
Dt 11, 26-28
Ou seja, Deus nos dá o dom do livre arbítrio, Ele nos permite decidir fazer seja lá o que desejamos. Porém, temos de arcar com as consequências de nossas decisões.
Por outro lado, o fato de que nós somos livres para fazer o que quisermos não quer dizer que Deus não se importe com o que vamos decidir fazer. Pelo contrário, Deus se importa sim com todas as nossas decisões, ou melhor, Ele sempre espera que a gente decida seguir os caminhos dele.
Contudo, não confunda as coisas. Deus não é um ditador que simplesmente vai te castigar se você não fizer o que Ele manda. Não é assim. A questão é que Ele sabe o que é bom, mas nós apenas pensamos que sabemos. Quando decidimos seguir outro caminho que não o dele, acabamos mal, pois aquilo que julgamos que era o melhor, na verdade vai nos envenenar.
Leia também:
::10 Frases de Papas Sobre Política
::O Sentido da Vida
Atos livres que Matam a Liberdade
O fato de termos liberdade para praticar um ato não quer dizer que ele seja bom para nós ou para os outros. Por exemplo: você pode decidir se tornar um fumante. Porém, isso não lhe faz bem. Também não é bom para quem estiver perto de você respirando aquela fumaça. Além disso, pode ser que um dia você descida parar de fumar, mas já não consiga vencer o vício.
Esse é um exemplo de um ato livre que mata a liberdade. Sim, nós mesmos podemos ferir a nossa liberdade. E de ferida em ferida, podemos chegar a nos aprisionar de um modo que somente Deus poderá nos libertar.
Abaixo temos mais uma passagem bíblica que fala de liberdade:
“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.”
I Cor 6, 12
Sim, tudo nos é permitido. Pecar ou agradar a Deus. Mas pecar não convém, enquanto que agradar a Deus sempre será o certo a se fazer.
Nunca vi ninguém viciado em castidade, honestidade ou em qualquer dos mandamentos da lei de Deus. Por outro lado, quantos homens não conseguem deixar de trair suas esposas, quantas mulheres se consomem aumentando a história aleia em fofocas. Isso porque se deixaram dominar pelo pecado, então, vão descendo ladeira abaixo cometendo pecados cada vez piores que os vão aprisionar ainda mais.
Liberdade não Combina com Vício e nem Desvirtude
Enquanto não se prova do pecado, é apenas uma questão de escolha. Porém, o pecado fragiliza a nossa força de vontade a se instala em nós na qualidade de vício, ou qualquer desvirtude.
Por isso, existem pessoas gulosas, que não conseguem repartir os seus dois pãezinhos com um colega de trabalho que não tem o que lanchar. Aquela pessoa que peca pelo vício da gula não é livre para partilhar um de seus pães, pois sua força de vontade está enfraquecida e o seu corpo está viciado em receber aquele excesso de carboidratos.
Do mesmo modo, podemos citar aquele grande empresário que está mal acostumado no acumular riquezas. Ele não peca por ser rico, mas sim por ser avarento. Nele não há virtude o suficiente para tratar com mais humanidade os seus funcionários porque tem medo de lucrar menos. Ou seja, é escravo da desvirtude ganância. Esse empresário não é livre como aquele outro que lucra menos, mas faz pelos seus empregados além do que a lei exige e, regularmente, oferta doações para ajudar necessitados.
Jesus Nos Fez Livres Quando Nos Libertou do Pecado
“É para que sejamos homens livres que Cristo nos libertou. Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão.”
Gal 5,1
De fato, Jesus se encarnou no ventre ditoso da Bem-aventurada Virgem Maria, cresceu no meio de nós e, no tempo propício, foi pregar os seus ensinamentos e confirmar as Sagradas escrituras. E o mais importante de tudo, Ele morreu na Cruz, oferecendo assim o sacrifício que redime os pecados do mundo inteiro, inclusive os meus e os seus. Não o bastante, enviou sobre nós o seu Espírito Santo, para que possamos caminhar no caminho de Deus.
Assim, estando perdoados os nossos pecados, basta seguirmos os ensinamentos de Deus, com o auxílio do Espírito Santo, para que possamos ser livres de verdade. É também sendo fieis a Deus que não perderemos a liberdade que Ele mesmo conquistou para nós.
Creia, é praticando a santidade que somos verdadeiramente livres. Deus nos criou, então Ele sabe o que é bom para nós. É obedecendo a Ele que somos virtuosos. E não é possível ter liberdade aquele que não é virtuoso, aquele que não tem a Jesus como Senhor de sua vida.
Oração pela Liberdade
Assim, vamos rezar pedindo a Deus a graça de sermos fieis, para que a nossa liberdade seja conservada. Vamos rezar também para que Ele nos liberte dos pecados que ainda não conseguimos vencer, para que sejamos livres em cada vez mais áreas da nossa vida.
Minha Mãe, Nossa Senhora, rogai por nós que todos os dias somos chamados a liberdade na santidade, mas também sempre temos o convite de pecar e nos tornar escravos. Mãezinha, abri nossos olhos para vermos que só praticando a justiça de Deus somos verdadeiramente livres. E que possamos vencer até aqueles pecados que nos são mais difíceis, que parecem tão inofensivos, para que sejamos cada vez mais livres para amar.
Por Márcio Martins
Referências:
- Bíblia Sagrada – Editora Ave Maria
- Canção Nova