Como Melhor Interpretar e Compreender a Bíblia Sagrada

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram
A Bíblia Sagrada iluminada por uma vela.
Imagem de sachbearbeitung por Pixabay

De fato, a Bíblia Sagrada, também chamada de Sagradas Escrituras, é um tesouro de valor inestimável, confiado por Deus à Igreja Católica para que a Boa Nova seja anunciada a todos os povos.

Para a glória de Deus, muitas pessoas escutam o chamado e passam a dedicar parte do seu tempo para ler a Bíblia. Contudo, não é rara a dificuldade de entender as Sagradas Escrituras. Todavia, se você é uma dessas pessoas, saiba que isso é comum e que é possível sim que todos cheguem a compreender a Palavra de Deus. Aliás, o Senhor deseja que todos bebam dessa fonte, inclusive você.

Assim sendo, vamos apresentar cinco das condições que sabemos necessárias para bem interpretar e compreender a Bíblia. Quem já tem alguma dessas qualidades, deve vigiar para fazer cada vez melhor. Por outro lado, se lhe falta alguma delas, procure o seu remédio o quanto antes.

A Vida de Oração nos Faz Íntimos da Bíblia Sagrada

Primeiramente, é preciso ter vida de oração, pois é na oração que nós nos aproximamos de Deus e nos tornamos íntimos dele.

A saber, toda hora Deus está perto de nós, mas é na oração que nós estamos perto de Deus. É isso que verdadeiros amigos fazem. Procuram a presença um do outro, estar íntimos um do outro.

Que alegria escutar do Senhor o que Ele disse aos seus discípulos:

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.”

Jo 15,15

Por outro lado, é também na vida de oração que é avivada em nós a chama do Espírito Santo. Isso é muito importante, pois é o Espírito Santo que nos ensina sobre os assuntos de Deus. E não só nos ensina como nos faz lembrar sempre que conveniente. É como está dito no versículo a seguir:

“Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito.”

Jo 14,26

Desse modo, fica claro que é necessário ter vida de oração para compreender bem a Bíblia Sagrada.

Se Deixar Conduzir é Indispensável para Acolher as Sagradas Escrituras

Muitas vezes os textos bíblicos vão nos contrariar. Nos sentiremos incomodados porque a Bíblia vai nos falar de coisas que precisam ser mudadas em nós.

Porém, muitos de nós não nos deixaremos conduzir, pois às vezes é difícil deixar o pecado. Por isso, preferimos nos enganar, dizendo que não é bem assim, que a interpretação é outra, ou que estamos vivendo em um tempo diferente.

A respeito disso, temos o versículo abaixo:

“Também ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo arrebentará os odres; e entornará o vinho, e os odres se estragarão; mas o vinho novo deve-se pôr em odres novos, e assim ambos se conservam.”

Lc 5,37-38

Então, se nós queremos compreender melhor a Bíblia, precisamos ser dóceis, mansos. É preciso se deixar conduzir para que Deus tenha espaço para revelar a sua verdade e nos curar de nossas inclinações ruins.

Ler Frequentemente a Bíblia Sagrada Familiariza Nosso Coração

Inegavelmente, todos nós sabemos que qualquer atividade que é praticada constantemente acaba se tornando familiar. Não é diferente com a Bíblia. Se você a lê todo dia, esse hábito passa a fazer parte de você. Sendo assim, é como se fossemos ovelhas acostumadas a vós do bom pastor.

“Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.”

Jo 10,1-4

Por isso, se você deseja realmente entender a Bíblia, esteja próximo dela o máximo que você puder. Ou seja, leia a Bíblia com frequência. Ou melhor, leia a Bíblia todo dia.

Criança lendo a Bíblia Sagrada
Imagem de StockSnap por Pixabay

O Sentido Literal e o Sentido Espiritual das Sagradas Escrituras

Algo importantíssimo para compreender as sagradas escrituras é saber que a Bíblia tem duas camadas: a literal e a espiritual.

Assim, ao ler um texto bíblico, precisamos perceber o sentido literal, que é o sentido histórico, ou seja, é o fato que está sendo narrado.

Por outro lado, precisamos perceber o sentido espiritual, que é aquilo que Deus está querendo dizer com aquele fato.

Por exemplo, lendo Mc 10, 46-52, temos o episódio em que Jesus cura um homem chamado Bartimeu, que era cego. Ora, o sentido literal dessa passagem, a grosso modo, é que Jesus teve misericórdia e curou o cego. E realmente Jesus curou aquele cego.

Por outro lado, qual é o sentido espiritual? O que Deus quis dizer a nós com esse acontecimento? Para ser sucinto, sem dúvida, Deus está nos dando um sinal de que deseja nos curar por inteiro, inclusive de nossa cegueira espiritual, que nos impede olhar ao nosso redor com os olhos da fé.

Portanto, ao tomar algum texto bíblico, estejamos certos que a Bíblia narra fatos que realmente aconteceram. Além disso, lembremos também que Deus fala através dos fatos, nos deixando lições espirituais através dos acontecimentos.

É Preciso Ser Católico para Entender Bem a Bíblia Sagrada

Vejamos esse texto citado na Encíclica Verbum Domini, do Papa Bento XVI:

“… as tradições de fé formavam o ambiente vital onde se inseriu a actividade literária dos autores da Sagrada Escritura.”

Pont. Comissão Bíblica, A interpretação da Bíblia na Igreja (15 de Abril de 1993), III, A, 3: Ench. Vat. 13, n. 3035.

Quanto a esse texto, imagine alguém que escuta uma conversa pela metade. Essa pessoa pode até ser capaz de compreender algo, mas corre o sério risco de se equivocar, por falta do contexto.

Tanto quanto, é isso que acontece quando você lê a Bíblia, mas não tem a fé da Igreja. Pois, ter a fé e fazer parte ativamente da Igreja é estar dentro do contexto das Sagradas Escrituras.

A princípio, muitos vão negar o que estou afirmando agora, dizendo que você pode simplesmente comprar uma Bíblia e ficar lendo em casa. Apenas você e Deus. Mas isso não o mais conveniente. O melhor é, sim ler a Bíblia frequentemente em casa, mas fazendo parte da Igreja Católica. Pois, os textos bíblico não são de interpretação particular, como diz o versículo a seguir:

“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação pessoal. Porque jamais uma profecia foi proferida por efeito de uma vontade humana. Homens inspirados pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus.”

II Pe 1,20-21

Para que não fique nenhuma dúvida, vou citar também o versículo em que diz que a Igreja é a coluna da verdade:

“Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.”

I Tm 3,15

Caberia aqui afirmar que Jesus instituiu apenas uma Igreja, que é a Igreja Católica, mas isso fica para outro artigo.

Compreender a Bíblia Sagrada é um Assunto Inesgotável

Por fim, devemos ter em mente que esse é um assunto inesgotável. Certamente, há muito mais a se falar de cada um desses pontos e também há outras qualidades e ferramentas necessárias para se compreender e interpretar melhor a Bíblia Sagrada.

Porém, já com essas cinco condições, sei que você e eu certamente compreenderemos muito melhor a Bíblia.

Nossa Senhora, Nossa Mãe, tu que tão bem guarda a Palavra de Deus no vosso Imaculado Coração, rogai para que nosso coração também seja terra boa, onde a semente divina pode germinar e dar muitos frutos de vida eterna. Amém.


Leia também:
::Padres Podem Sim Dar Conselhos Matrimoniais
::O Estado é Laico, mas o Povo é Cristão
::O Sentido da Vida



Por Márcio Martins


Referências:

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Márcio Martins

Escravo de Maria Santíssima. Filho da Comunidade Católica Shalom. Pai de família (uma família maravilhosa). Fundador da Nuvem Católica. Analista de Sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine para receber nossos e-mails!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial