10 Motivos para Construir uma Família Numerosa

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Família numerosa. Pai, mãe e cinco filhos

“O gravíssimo dever de transmitir a vida humana, pelo qual os esposos são os colaboradores livres e responsáveis de Deus Criador, foi sempre para eles fonte de grandes alegrias, se bem que, algumas vezes, acompanhadas de não poucas dificuldades e angústias” Paulo VI

Ter filhos é um dom maravilhoso que Deus nos concede. O mundo coloca muitos obstáculos que nos fazem abrir mão desse dom, mas é Deus quem tem a última palavra em nossas vidas. E a última palavra de Deus é a nossa felicidade.

Para ajudar você a discernir sobre esse assunto, nós elencamos aqui dez motivos para se construir uma família numerosa.

1. Deus ama os seus filhos

Deus ama todos os seres humanos de uma forma singular e apaixonada. Veja, desde sempre os seus filhos existem no Santo Coração do Senhor.  E Ele os espera, tem sede de viver a história de amor que preparou para os filhos que você vai gerar. Assim, ter filhos também é ser generoso para com Deus.

2. Ao amar os nossos filhos, compreendemos melhor o amor de Deus por nós

A graça dita que a natureza faz os pais amarem os filhos. Eu tenho filhos e sei do que estou falando. O amor que um filho desperta nos pais é algo transformador, poderosíssimo, sublime. É um amor cheio de vontade própria. E desde então, a maioria das vezes que eu preciso entender o amor de Deus, eu penso em meu amor para com meus filhos.

3. Filhos educam e despertam nossas virtudes

Criar filhos não é fácil. É um contínuo exercício de paciência. Somos obrigados a amadurecer. Surgem situações em que precisaremos vencer nosso orgulho. Constantemente somos chamados a praticar a doação de si. Partilhamos nossos bens com esses pequeninos. Damos muito mais do que recebemos ou iremos receber. E tantos outros exercícios a mais. Sim, ter filhos é uma verdadeira academia de virtudes.

4. No casamento, prometemos que aceitaríamos os filhos que Deus nos confiasse

Certamente, no dia em que foi realizado a cerimônia matrimonial de vocês, o sacerdote lhe fez o seguinte questionamento: “Estão dispostos a receber com amor os filhos que Deus lhes confiar, educando-os na lei de Cristo e da Igreja?”. Tenho certeza de que vocês responderam sim, pois, se o casal não consente em fazer essa promessa, o matrimônio não pode acontecer. O casamento na Igreja só é valido se os esposos têm ao menos a intensão de terem filhos.

5. Os Sacrifícios exigidos por uma Família numerosa podem edificar a Igreja

Muitos Santos descobriram a graça de ofertar a Deus não apenas os grandes feitos, mas também as pequenas ações que fazemos no ordinário de nossos dias. Santa Terezinha do Menino Jesus vivia constantemente fazendo pequenas ofertas a Deus. Coisas simples, como por exemplo, abaixar-se para pegar um alfinete ou não enxugar o suor do rosto quando se estava realizando alguma tarefa.

A criação de nossos filhos nos dá muitas oportunidades de fazermos pequenos sacrifícios que irão edificar a Igreja e purificar a nossa alma já aqui nessa terra. Então, alegre-se quando precisar acordar no meio da noite ou quando precisar deixar de comprar aquela camisa por causa de um dos pequeninos.

6. Irmãos são uns dos melhores presentes que podemos dar a nossos filhos

Queremos muito que nossos filhos frequentem as melhores escolas, vistam as melhores roupas, sejam transportados no carro do ano etc. Tudo isso é muito bom, mas será que vale a pena deixar de ter irmãos para possuir essas coisas? Será que não seria melhor estudar em uma escola menor junto com os irmãos? Não seria melhor ir passear no fim de semana em um carro apertadinho junto com os irmãos? Vale dizer que os irmãos despertam as virtudes uns dos outros. E até mesmo as pequenas disputas servem de formação para eles. Estar cercado de pessoas que tem o seu sangue faz toda a diferença, tanto na infância como na vida adulta.

Lembre-se, é muito nobre o desejo de dar o melhor para os nossos filhos, contudo, para que possamos dar o melhor para os nossos filhos, eles precisam primeiramente existir.

7. A Sociedade Precisa de Crianças

Muito se especula sobre os males da superpopulação, porém, o que se vê na prática é que os países que praticaram políticas de controle de natalidade como a China e o Japão, hoje tentam incentivar o seu povo a terem filhos, pois nenhum país consegue se sustentar por muito tempo se tem um número de idosos maior do que o número de jovens.

A cultura de ter poucos filhos tem ganhado força aqui no Brasil a pouco tempo, por isso nós ainda não sentimos as consequências. Contudo, principalmente na Europa, já temos casos de países a população está diminuindo de tamanho. Além disso, nesses países em que poucas pessoas nascem, a quantidade de pessoas idosas é bem maior do que a de jovens, o que compromete a capacidade de produção e também o sistema previdenciário. Ou seja, com o passar de algumas décadas, países em que as pessoas têm poucos filhos se tornam insustentáveis.

8.Você pode se arrepender de não ter tido mais filhos

Já acolhi muitas pessoas que partilharam que passaram por dificuldades ou que não puderam aproveitar oportunidades por conta dos filhos. Sim, é verdade. Mas nenhuma delas deixou de amar os filhos por isso.

Imagine uma mulher que deixou de fazer um doutorado por conta do nascimento de um filho. E se nós perguntássemos a essa mulher se ela prefere a vida do seu filho ou voltar no tempo sem ele para cursar o seu doutorado. Acredito que, por mais que tal mulher deseje o doutorado, ela vai preferir a vida do filho, pois existe amor. Amor de verdade. O filho dela a preencheu com algo tão nobre, que nenhuma outra realização seria capaz lhe proporcionar experiência parecida.

E quanto às pessoas que se arrependem de não terem filhos? Será que o amor pelo trabalho vai compensar essa falta? Será que viver uma vida tranquila não vai acabar em um grande vazio? Os motivos pelos quais você não quer ter filhos são nobres ou egoístas? É muito triste se arrepender de nunca ter tido filhos, pois é difícil encontrar algo para preencher esse vazio.

9. Seu filho pode fazer a diferença nesse mundo

Quando Madre Tereza de Calcutá foi receber o Prêmio Nobel lhe fizeram um pedido: “Madre, reze pedindo a Deus que envie uma pessoa que descubra a cura para AIDS”. Ao que Madre Tereza respondeu: “Ele já enviou, mas vocês o abortaram”.

Quanto aos meus filhos, o que eu mais quero para eles é o Céu. Para essa terra, o que eu espero deles é que, primeiramente, sejam homens e mulheres tementes a Deus, além de serem caridosos, honestos e trabalhadores. Porém, eu não sei quais são os planos de Deus para eles.

Será que terei um filho padre? Será que terei uma filha médica? Qual deles mais cuidará de mim na velhice? Será que algum de meus filhos entrará para a história da Igreja por ser um Santo ou fundar uma grande comunidade como a Canção Nova? Será que um de meus filhos vai encontrar a cura para AIDS? Qual deles vai ser aquele irmão que mais organiza as reuniões de família, mantendo todo mundo unido?

Eu não sei qual é o plano de Deus para os meus filhos, mas creio que qualquer um deles pode fazer a diferença nesse mundo e também em nossa casa. Vou permitir que meus filhos existam, para então descobrir e deixar Deus me surpreender

10. Construir uma família numerosa é viver uma grande história de amor

Pense em uma pessoa a qual você tem certeza de que ama você. Pensou? Pois bem, eu tenho certeza de que essa pessoa sofreu por você. Sim, pois, o amor pressupõe a capacidade de se dar para o outro, mesmo que doa muito. Nós mesmo não sabemos o quanto amamos alguém, até que tenhamos a oportunidade de nos sacrificar por esse alguém.

Nosso mundo está doente de medo. Medo da infidelidade do cônjuge, da ingratidão dos filhos e também da desunião entre os irmãos. Medo do desemprego, da violência e da perversão dos valores.

Bem, realmente, é um desafio construir uma família nos dias de hoje, porém, nós temos a Deus. Precisamos crer que Deus cuida de nós e de nossos filhos. Que Ele proverá. Teremos de suar muito, mas Ele nos deu as ferramentas necessárias para continuar e abre as portas para que possamos passar.

Assim, com a graça de Deus, construir uma família numerosa nada mais é do que viver uma grande história de amor. E nem tudo são dores. Haverá muitos e muitos momentos de alegria e contentamento. Poderemos não ter a paz do sossego, mas teremos a paz de uma pessoa preenchida de amor.

Eu sou feliz por ter os meus filhos e continuarei aberto à vida. Acolherei todos os filhos que o Senhor me confiar.

Por último, se você tem algum filho autista ou portador de alguma condição de origem genética, recomendamos a leitura do artigo “Outro Filho Autista: Deus nos Ensina a Não Temer Autismo na Família”.

Leia também:
::Terço da Divina Providência – Como Rezar Passo a Passo

Mãezinha do Céu, nos abençoa fazendo o nosso coração mais humano. Um coração que não quer ser contra a natureza, mas que é livre para amar. Senhora, que nós saibamos acolher todos os filhos que o Senhor nos confiar, para que possamos crescer como pessoas. E que prevaleça sempre a vontade de Deus na nossa casa. Amém.

Por Márcio Martins

Referências:

Twitter
Visit Us
Follow Me
Instagram

Márcio Martins

Escravo de Maria Santíssima. Filho da Comunidade Católica Shalom. Pai de família (uma família maravilhosa). Fundador da Nuvem Católica. Analista de Sistemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Assine para receber nossos e-mails!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial